OXIGENIOTERAPIA
A oxigenoterapia é o nome da terapia que consiste em oferecer oxigênio 100%, ou seja, entrega muito além do oxigênio disponível no ar natural para inundar o organismo com oxigênio e suas formas ativas para a saúde.
Em 1931 o médico, pesquisador e intelectual alemão, Otto Warburg, junto com Manfred Von Ardenne, foi ganhador de Nobel de Medicina, pois descobriu o ciclo oxidativo da respiração celular. Ao detectar mudanças no padrão respiratório da célula cancerosa concluindo que esta célula doente é menos evoluída e portanto, mais vulnerável. Com isso, eles afirmaram que todo câncer e toda doença degenerativa nasce em ambientes de baixa ou nenhuma oxigenação.
Só quando há oxigênio suficiente disponível é que o organismo consegue processar toda a energia retirada dos nutrientes. Caso contrário, a falta de oxigênio predispõe o organismo a um número elevado de doenças, queixas e males, especialmente na idade mais avançada.
Dos inúmeros estudos realizados até hoje, chegou-se à conclusão que a pressão parcial de oxigênio (O2) diminui com a idade. A razão para tal fato é a diminuição da força do sistema respiratório, somada à deterioração das funções cardíacas e do sistema vascular (arteriosclerose) aliada à poluição do meio ambiente, sedentarismo e à má alimentação.
O principal objetivo do tratamento de Von Ardenne é melhorar ou eliminar a deficiência de oxigênio de longa duração e aumentar o transporte desse oxigênio nos tecidos de forma forte e duradoura, otimizando a utilização de energia celular.
A Terapia com Oxigênio aumenta a resistência física e psíquica, não só ao estresse, como também auxilia nas dificuldades de concentração, reforça o sistema imune e combate os estados debilitantes associados ao avançar da idade.
Dos inúmeros tratamentos e estudos clínicos efetuados, o tratamento à base de oxigênio poderá, além de evitar o aparecimento do déficit de energia, ser utilizado num vasto leque de aplicações terapêuticas nos mais diversos quadros patológicos.
PRINCIPAIS INDICAÇÕES
E OBJETIVOS DO TRATAMENTO:
DESEMPENHO
Aumentar o desempenho físico e psíquico, sobretudo para os que estão continuadamente sob estresse ou têm idade avançada
CONDICIONAMENTO
Aumentar a condição física antes de determinados esforços (ex. esportistas)
IMUNIDADE
Melhorar o sistema imune do organismo, aumentando e estabilizando as defesas naturais;
HABILIDADES MENTAIS
Aumentar o poder de concentração e memória
RESISTÊNCIA
Manter e até aumentar a resistência de todo o organismo
MINIMIZAR EFEITOS
COLATERAIS
Diminuir os efeitos secundários, nocivos dos produtos farmacológicos
PRESSÃO ARTERIAL
Normalização dos valores da pressão arterial;
OXIGENAÇÃO
Combater e prevenir a falta de energia e de oxigênio
MINIMIZAR IMPACTOS
Diminuir as consequências negativas do cigarro e outro tóxicos