MEDICINA INTEGRATIVA
"A medicina integrativa é a prática que reafirma a importância da relação entre médico e paciente, com foco na pessoa como um todo, embasada em evidências, e que usa de todas as abordagens terapêuticas apropriadas para alcançar saúde e cura”.
Definição do Consortium of Academic Heath Centers for Integrative Medicine.
A Medicina Integrativa tem foco na saúde, observando aspectos físico, emocional, mental e espiritual, observando também o social, a nutrição, a capacidade de gestão de estresse, o nível de atividade física, a saúde ambiental e o estilo de vida. Todos os aspectos que impactam negativa ou positivamente, direta ou indiretamente no processo de saúde e bem estar da pessoa, dando um sentido mais amplo de cura.
QUANDO A LUZ DO ÓLEO ACENDE,
VOCÊ ARRANCA A LÂMPADA?
Ninguém leva o carro no AutoCenter para arrancar a lâmpada que acaba de acender no painel. Quando paramos o carro, pedimos para que o mecânico investigue e conserte o motivo que fez a lâmpada do painel se acender.
Na Medicina Integrativa a intenção é a mesma.
Investigar as raízes, as causas.
Para que isso seja possível é dada uma grande importância para a relação entre o paciente e o profissional de saúde que o for tratar.
O paciente deixa de receber passivamente o tratamento e passa a participar ativamente de sua própria saúde.
O profissional de saúde age mais como um facilitador, orientando sobre o processo de saúde, instruindo o paciente sobre o que está ocorrendo em seu corpo, quais os possíveis desfechos e quais as abordagens para resgatar o equilíbrio e a saúde, seja por adequação alimentar, atividade física, sono, padrões limitantes, gestão do estresse, o que deve ser eliminado e o que seria essencial suplementar.
O paciente ciente e consciente, avalia e decide ativamente sobre a melhor abordagem para a realidade dele naquele momento e toma as atitudes que precisam ser tomadas.
Após um bate papo inicial para que possamos compreender quem é a pessoa que está em busca de auxílio e quais suas reais queixas, é realizado todo um mapeamento do corpo da pessoa naquele momento de vida para entender bioquimicamente e fisicamente quais são as suas deficiências e alterações, e assim investigar as raízes e tratar as causas das alterações e não apenas medicar o sintoma.
QUEIXAS COMUNS QUE SÃO TRATADAS
ENXAQUECAS E DORES DE CABEÇA
FADIGA E CANSAÇO INCOMPATÍVEL COM O RITMO DE VIDA
DIFICULDADE PARA EMAGRECER
ALTERAÇÕES DE HUMOR: DEPRESSÃO OU ANSIEDADE
ESTRESSE OU IRRITABILIDADE
DESCONFORTO GÁSTRICO
DORES ARTICULARES E MUSCULARES
CELULITES
IMUNIDADE BAIXA
INSÔNIA OU SONO NÃO REPARADOR
DIFICULDADE PARA GANHAR MASSA MUSCULAR
BAIXA ENERGIA E MOTIVAÇÃO
INTESTINO CONSTIPADO OU PREGUIÇOSO
DIFICULDADE DE CONCENTRAÇÃO
ALERGIAS: PELE
ACNE
“A medicina integrativa é um tratamento além da doença. Tratamos o paciente como um todo, desde o seu estilo de vida, até a forma como ele se relaciona com o ambiente. A interação com o paciente é muito importante. Vemos hoje muitos médicos que sequer olham nos olhos de seus pacientes. Acredito que se conseguirmos agir preventivamente, antes da doença levar a pessoa ao hospital, então teríamos mais o que fazer para melhorar a medicina”
Prof. Dr. Chin An Lin, chefe do Ambulatório Geral Didático do HCMFUSP